Tireoplastias

Alguns pacientes com rouquidão são beneficiados com cirurgias externas, em que a estrutura da cartilagem tireóidea é modificada com o objetivo de melhorara a Voz. Nesse tipo de cirurgia, é realizado uma incisão pequena no pescoço para acessar a cartilagem e às pregas vocais.

A principal indicação são os casos de rouquidão decorrente da paralisia de prega vocal. Após exposição da cartilagem laríngea, é confeccionado uma janela na cartilagem na topografia da prega vocal paralisada e colocado um pequeno bloco de silicone. Este implante leva a melhora no fechamento glótico e consequentemente melhora na qualidade vocal. Essa cirurgia é chamada de Tireoplastia tipo I.

Outras indicações incluem a mudança do timbre da voz, deixando mais aguda (fina) ou mais grave (grossa), denominadas de tireoplastia tipo IV e III, respectivamente.

Tireoplastia tipo I

Veja a voz de uma paciente com paralisia de prega vocal após tireoidectomia (remoção da tireóide) antes e depois da tireoplastia tipo I:

Antes

Depois


Tireoplastia tipo III

Sua voz é muito fina? Veja os resultados da tireoplastia tipo III em um paciente dos sexo masculino com queixa de “voz fina” (falsete mutacional):

Antes

Depois