Anatomia da Laringe

A laringe é um órgão situado na região anterior do pescoço e formado por cartilagens, músculos, ligamentos e mucosa. Seu arcabouço é formado por nove cartilagens: epiglote, cartilagem tireóide, a cricóide, um par de aritenóides e outras dois pares de cartilagens consideradas acessórias.
A proeminência anterior da cartilagem tireóide pode ser palpada pescoço e é conhecida popularmente como “pomo de Adão”.

Observe neste video onde está a laringe. Fonte: Homem Virtual- Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP.

A laringe continua inferiormente com a traquéia, que é um tubo formado por membranas cartilagens em formato de “anel”. Este tubo leva o ar que respiramos para os pulmões.

Observe neste vídeo do Homem Virtual as estruturas anatômicas do aparelho fonador. Fonte: Homem Virtual- Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP

Os músculos da laringe podem ser divididos em músculos extrínsecos, que são aqueles que se inserem e em outras partes do corpo e os músculos intrínsecos da laringe que têm sua origem e inserção dentro da própria laringe. São considerados músculos intrínsecos da laringe: músculos tireoaritenoideo, cricoaritenoideo lateral, cricoaritenoideo posterior, ricotireoideo e interaritenoideo. Esses músculos atuam em conjunto para aduzir (fechar) as pregas vocais e participam da produção vocal. O músculo cricoaritenoideo posterior é o único responsável por abduzir (“abrir”) as pregas vocais para a passagem de ar durante a respiração.