• Dieta rica em fibras: verduras, frutas (mamão, ameixa preta, laranja com bagaço) e cereais (farelo de trigo, aveia em flocos, germen de trigo)
  • Faça mais refeições ao dia e em menores porções
  • Evite fazer esforços ou deitar-se por duas horas após as refeições
  • Evite roupas apertadas
  • Evite:
    1. Frutas cítricas ou ácidas (ex: laranja pêra,caju, abacaxi)
    2. Alimentos com temperos fortes e pimentas
    3. Gorduras e frituras
    4. Café (pode ser substituído por café descafeínado)
    5. Refrigerantes e outras bebidas com gás
    6. Bebidas alcoólicas
    7. Chocolate
    8. Hortelã
    9. Alho e cebola
    10. Alimentos ácidos (ex: molho de tomate, catchup)
    11. Chá preto e chá mate
    12. Cigarro
    13. Antiiflamatórios (inclusive aspirina e Aas). Caso tenha qut tomar AAS pr doença do coração, peça orientação do seu médico antes de parar de tomar o remédio.
    14. Cada pessoa é diferente em relação aos alimentos que aumentem o refluxo. Observe os alimentos que te façam mal
  • Não há restrição para leite, iogurtes e queijo branco. Evitar queijos amarelos
  • Caso esteja acima do seu peso ideal, procure emagrecer
  • Faça exercícios físicos (ex: caminhadas de 45 minutos 3 vezes por semana)
  • Estresse: diminua consideravelmente o seu nível de estresse. O estresse está relacionado a maior produção ácida e aumento do refluxo. Faça alguma atividade que te dê prazer
  • Eleve a cabeceira da cama em 15 centímetros (mais travesseiros não são suficientes)