Videolaringoestroboscopia

Em alguns pacientes, a avaliação estática das pregas vocais fornece dados insuficientes para o diagnóstico preciso da causa da rouquidão. Nesses casos, exames que avaliam a dinâmica da vibração cordal durante a fonação são extremamente úteis, auxiliando o diagnóstico e tratamento destes pacientes.

As pregas vocais vibram muito rapidamente impedindo que o movimento seja captado pelo olho humano. O efeito estroboscópico permite que a vibração seja analisada com detalhes.

Tecnicamente, a videolaringoestroboscopia é realizada nos mesmos padrões de uma videolaringoscopia. A única diferença é a fonte de luz que ilumina a cavidade oral. Ao invés de uma luz contínua, a ótica é conectada a uma fonte de luz estroboscópica, que emite uma luz intermitente. O resultado visual é a produção de uma imagem em câmera lenta.

Obtemos através desse exame informações importantes como a profundidade da invasão de um câncer, a presença de rigidez ou fibrose da corda vocal, dados em que não possível visualizar com uma laringoscopia rígida convencional.

Veja um video de Laringoscopia convencional e Estroboscopia. Observe as diferenças:

Laringoscopia convencional

Estroboscopia