Análise Acústica

A análise acústica da voz é um exame indolor e não invasivo. Nesse exame, a voz do paciente é gravada, digitalizada e depois analisada por meio de gráficos e números. Os gráficos gerados na análise acústica dão pistas de todos os níveis de produção de fala, podendo ser considerada como uma “fotografia da voz”.

Por ser uma avaliação visual e numérica é usada para auxiliar no diagnóstico da alteração vocal, já que o “som emitido pode ser enxergado” e alguns detalhes podem ser melhores percebidos e esclarecidos.

Pode ser usada também, como ferramenta na terapia de voz para auxiliar o fonoaudiólogo e o paciente a chegar aos objetivos propostos. Em alguns casos, há dificuldade do paciente em perceber auditivamente o que o terapeuta solicita com o exercício. Ferramentas visuais fornecidas pela análise acústica facilitam a compreensão do processo e estimula a participação do paciente.

Nos gráficos que seguem podem ser vistos a avaliação de vozes femininas, uma sem alteração e outra de uma paciente com nódulos vocais.

Gráfico de vogal sustentada de paciente mulher sem alteração vocal

Gráfico de vogal sustentada de paciente mulher sem alteração vocal